top of page

Dia Internacional da Mulher e as conquistas femininas

Ana Claudia Badra Cotait

Atualizado: 8 de mar.

Por Ana Claudia Badra Cotait

 

O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data para comemorarmos; é um momento para refletirmos sobre os desafios que enfrentamos na sociedade e, principalmente, no mundo dos negócios.

As estatísticas são claras: mulheres ainda ganham, em média, 20% menos do que os homens, exercendo as mesmas funções, enfrentam preconceito no mundo corporativo e têm mais dificuldade para acessar crédito e recursos para alavancar seus empreendimentos.

Apesar dessas barreiras, continuamos a nos destacar, liderando inovações e conquistando novos espaços em diversos setores. O empreendedorismo feminino tem crescido de maneira expressiva e, segundo o Sebrae, cerca de 34% dos nossos empreendedores são mulheres. Mas, mesmo com esse crescimento, ainda temos dificuldades para obter o suporte adequado para gerir e alavancar nossas empresas.

A pesquisa Perfil Nacional da Mulher Empreendedora – resultado da parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e o Sebrae Nacional – aponta que a dupla jornada de trabalho, a falta de incentivo da família, a dificuldade de lidar com as finanças, o desconhecimento sobre gestão e a insegurança de ser independente, administrar o próprio negócio e competir no universo corporativo dominado por homens, ainda são limites que as mulheres precisam transpor por meio do autoconhecimento e da capacitação.

Infelizmente, muitas mulheres ainda acreditam que precisam de homens para gerir seus negócios porque eles são "mais espertos", que não merecem dinheiro, amor e sucesso, além de se sentirem sobrecarregadas, cansadas e culpadas por terem que deixar de cuidar da casa e da família para empreender.

Essa mentalidade, que ainda persiste, foi fundamentada em leis absurdas, como o Código Civil de 1916, que considerava as mulheres casadas "incapazes", determinava que o marido era o chefe da sociedade conjugal e tinha o direito de proibir ou permitir que a mulher trabalhasse. Além disso, o Código impedia as mulheres casadas de abrir contas no banco, ter estabelecimentos comerciais e viajar sem a autorização dos maridos.

Apesar dessa realidade ter melhorado um pouco em 1962, com o "Estatuto da Mulher Casada", que definiu que a mulher não precisava mais de autorização para trabalhar fora, nossa realidade ainda está longe do que foi estabelecido pela Constituição Federal do Brasil, que afirma que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, proibindo qualquer diferença de salários para o mesmo trabalho, de exercício de funções e de critério de demissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

Precisamos ter em mente que, além de empreendedoras, somos mães, filhas e esposas, e podemos nos unir e contar com o apoio de órgãos como o CMEC, que incentiva o protagonismo feminino no mundo dos negócios para crescer e consolidar nosso papel na sociedade e na economia.

Há 4 anos, quando criamos o CMEC, voltado ao empreendedorismo e à cultura, principalmente nas Associações, vi o quanto as mulheres se destacam e se mobilizam em todo o país. Hoje, temos mais de 900 conselhos distribuídos entre as 2.300 associações comerciais. Com mulheres ativas, gerenciando indústrias, atuando no agro e administrando suas empresas no varejo e na área de serviços, acredito que estamos verdadeiramente buscando nosso espaço e criando liberdade para empreender o que antes era proibido até por lei.

Hoje, o CMEC dá colo, ombro e empurrão para mulheres que precisam de ajuda por meio dos nossos programas de capacitação, mentorias e redes de networking, que proporcionam oportunidades para que cada vez mais pessoas possam empreender com segurança e sucesso.

Neste Dia Internacional da Mulher, vamos celebrar nossas conquistas e reforçar nosso compromisso com um futuro mais igualitário, onde nós, mulheres, possamos empreender, liderar, transformar e vencer barreiras e preconceitos.

Vamos nos unir para construir um futuro mais justo e inclusivo!

 

 







 
 
 

Comments


Escritório CMEC -
São Paulo

Rua Boa Vista, 51 - 8º andar - Centro
São Paulo - SP - CEP 01014-911

(11) 3180-3737
contato@cmecmulher.com.br

  • Youtube
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
Cópia de Save the date liberdade convite (Post para Instagram).png

Associe - se

bottom of page