top of page
INICIO
QUEM SOMOS
BLOG CMEC
GALERIA
CANAL CMEC
CMEC MENTORIA
EVENTOS
(1) LIBERDADE PARA EMPREENDER 2025
WEFORUM
SOBRE O CLUBE CMEC
ÁREA DE MEMBROS - CLUBE CMEC
SEJA UMA CMEC
Clube CMEC
Intranet
Pesquisar
Login
CANAL CMEC
Assista aos vídeos que inspiram, informam e conectam mulheres de todo o Brasil.
Aqui você encontra entrevistas, palestras, eventos e conteúdos exclusivos que fortalecem o empreendedorismo feminino e a voz da mulher na sociedade.
cmec mulher
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:33:13
Plantão de Dúvidas sobre os Planos de Ação do Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora
Reunião com as consultoras estaduais para abordar as principais dúvidas sobre a elaboração do Plano de Ação para 2025.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:14
CLIP-5º LIBERDADE PARA EMPREENDER CMEC (CONSELHO DA MULHER EMPREENDEDORA E CULTURAACSP FACESP CACB
5º Liberdade para Empreender reuniu mais de 2 mil mulheres para discutirem o crescimento, as oportunidades, desafios e o futuro do empreendedorismo feminino no Brasil Palestras e painéis com grandes empreendedoras, oficinas, diversos conteúdos e experiências e muito networking garantiram o sucesso do evento promovido pelo CMEC A 5ª edição do Liberdade para Empreender, realizada ontem, 2 de dezembro, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, consagrou o evento como o maior encontro de mulheres empreendedoras do país. Foram mais de 2 mil participantes de todos os estados que se encontraram para uma programação de palestras, painéis e oficinas com foco em capacitação, transformação, comunicação e networking. Promovido pelo CMEC - Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, órgão da CACB, FACESP e da ACSP, o fórum reuniu especialistas em diversos setores que falaram sobre gestão, finanças, varejo, saúde mental e inteligência artificial, entre outros temas, e conectou as empresárias com diversas marcas que patrocinaram e apoiaram o evento. Comandado por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Presidente do CMEC Nacional da CACB, do CMEC da FACESP e CMEC da ACSP, O 5ª Liberdade para Empreender também contou com a presença da primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e de Marta Medeiros, entre outras autoridades e empresárias de destaque no cenário nacional. A principal atração foi a apresentação de Giovanna Antonelli, empresária, palestrante, atriz e sócio fundadora da Giolaser, que deu dicas para as participantes conquistarem o sucesso pessoal e profissional. O influencer e publicitário Felipe Theodoro também conquistou o público com sua apresentação nada convencional onde falou sobre estratégias e de dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e ampliar os resultados no varejo. Já, no Painel Mulheres que Inspiram comandado por Ana Cláudia Badra Cotait, Adriana Neves, Diretora da COFENAR da AMBEV, Lucinha Mauro, fundadora do Salão 1838, Tijana Jankovic, Vice-presidente global de negócios do Rappi, Juliana Piria, CEO do Grupo Felps e Janaina Antoniassi, Superintendente Executiva de Soluções de Crédito no Bradesco, compartilharam suas experiências como executivas e como mulheres, falando sobre os desafios e sobre as conquistas de empreender. As palestras foram ministradas por Janaina Ortiga Abi-Ackel, especialista em varejo, que apresentou o painel Lições do Varejo com dicas para as participantes aumentarem suas vendas, pela mentora Aline Salvi, que falou sobre Personal Branding: Você é sua Marca!, destacando os passos para criar e consolidar uma marca, e por Alessandra Andrade, Diretora do Pateo 76, e Caetano Maffra, CEO da Cuia Tech, que abordaram as principais mudanças que a Inteligência Artificial está provocando no mercado e nos negócios. Durante o evento também foram homenageadas com o Prêmio CMEC Inspiração as empresárias Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Alcione Albanesi, Presidente do Instituto Amigos do Bem, - representada por Kafsa Couto Machado, Diretora de Desenvolvimento do Amigos do Bem - Claudete Daud, fundadora da marca Claudeteedeca, Giovanna Antonelli, atriz e palestrante, Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Rosalina Vilela, presidente da Erlan Foods, e Martha Medeiros, presidente da grife de moda que leva seu nome. “O 5º Liberdade para Empreender surpreendeu e seu sucesso é uma prova de que o CMEC está trilhando o caminho certo. No evento, vimos o quanto as empreendedoras estão cada vez mais unidas e em busca de capacitação. Hoje temos mais de 10,3 milhões de empreendedoras e, nosso objetivo é fornecer todo apoio para expandir e consolidar o empreendedorismo feminino em todo o país”, acrescenta a presidente do CMEC. O CMEC Nacional possui hoje 850 conselhos em 27 Estados que compõem a REDE CACB presente em mais de 2.300 municípios contemplando cerca de 2 milhões de empresas filiadas ao sistema de associações comerciais. SOBRE O CMEC Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 850 conselhos da mulher, distribuídos pelo Brasil. https://cmecmulher.com.br www.instagram.com/cmecmulher/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:01
5º Liberdade para Empreender & Apex Brasil: Conectando Oportunidades
Com o apoio da Apex Brasil, estamos prontos para levar nossos projetos e inovações para o mundo. No 5º Liberdade para Empreender, impulsionamos o crescimento de negócios, criando oportunidades que conectam o Brasil a novos horizontes.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:32
Vídeo Retrospectiva - Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:26
Vídeo Institucional - CMEC
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
08:08:59
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, March 26, 2024 - Chinês- Day Two
Connecting women, creating opportunities Engagement, connection, and collaboration Leveraging women’s leadership and economic empowerment.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
08:09:41
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, March 26, 2024 - Inglês - Day Two
Connecting women, creating opportunities Engagement, connection, and collaboration Leveraging women’s leadership and economic empowerment.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
08:09:46
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, 26 de março de 2024 - Versão Português – 2º dia
Por intermédio Fórum Mulheres do BRICS WBA (Women’s Business Alliance) uma organização que trabalha para promover a igualdade de gênero e o fortalecimento feminino no âmbito empresarial dentro dos países BRICS; a Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry - WICCI, o Fórum Indústrial da Mulher Empresária - no âmbito da Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) em parceria com a CMEC - Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do IBREI tem a honra de convida-lo para assistir o 3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, encontro dedicado a promover e gerar oportunidades ao empreendedorismo feminino, a ser realizado em 25 e 26 de março de 2024, na Sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília. O WeFORUM é um encontro internacional dedicado a promover e gerar oportunidades para o empreendedorismo feminino. Reuniremos um público de 300 convidados, incluindo CEOs, COOs e líderes de diversos países, com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento das mulheres empreendedoras e promover a igualdade de gênero no âmbito empresarial.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
08:08:51
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, March 26, 2024 - Russo – Day Two
Connecting women, creating opportunities Engagement, connection, and collaboration Leveraging women’s leadership and economic empowerment.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
08:08:40
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, March 26, 2024 – Espanhol - Day Two
Connecting women, creating opportunities Engagement, connection, and collaboration Leveraging women’s leadership and economic empowerment.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:50:26
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, 25 de março de 2024 - Versão Português – 1º dia
Por intermédio Fórum Mulheres do BRICS WBA (Women’s Business Alliance) uma organização que trabalha para promover a igualdade de gênero e o fortalecimento feminino no âmbito empresarial dentro dos países BRICS; a Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry - WICCI, o Fórum Indústrial da Mulher Empresária - no âmbito da Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) em parceria com a CMEC - Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do IBREI tem a honra de convida-lo para assistir o 3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, encontro dedicado a promover e gerar oportunidades ao empreendedorismo feminino, a ser realizado em 25 e 26 de março de 2024, na Sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:51:15
3º WOMEN ENTREPRENEUR FORUM – WeFORUM, March 25, 2024 - Espanhol– Day One
Connecting women, creating opportunities Engagement, connection, and collaboration Leveraging women’s leadership and economic empowerment.
Ver mais
Diário do Comércio
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
04:49
Novas regras do ICMS-ST e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🎅 Estados Unidos: vendas de final de ano devem ultrapassar US$ 1 trilhão 🍬 Valda: aposta na nostalgia para impulsionar vendas de pastilhas 🥦 Hortifrutis: setor registra crescimento no Brasil 💸 ICMS-ST: novas regras impactam o fluxo de caixa das empresas 🏢 Mercado de trabalho: baixa empregabilidade leva empresas a revisarem suas gestões Acessa essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:17
Jellycat, reforma tributária e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: ✨ O que explica o sucesso do bairro da Liberdade? 💼 Reforma Tributária gera polêmica entre lojistas e administradores de shoppings 🐾 Leroy Merlin aposta no setor pet para alavancar vendas 🧸 Tendência “kidult” impulsiona o sucesso da Jellycat Acesse essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
04:01
Saiba como se preparar para a Black Friday e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🛍️ Como se preparar para vender mais na Black Friday 🚧 Túnel Sena Madureira: as expectativas do comércio para a obra 💸 Corte de benefícios fiscais avança na Câmara dos Deputados 💊 Mercado Livre movimenta o varejo farmacêutico 🏛️ Reforma tributária: 7 pontos que podem impactar a sua empresa Acesse essas e outras notícias pelo link: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:48:40
Eduardo Leite comenta sobre sua gestão no Rio Grande do Sul
Governador do Rio Grande do Sul comentou sobre sua gestão e expectativas para a eleição de 2026, em palestra na Associação Comercial de São Paulo Saiba mais: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/leite-governo-federal-se-esquiva-da-responsabilidade-com-pec-da-seguranca-publica
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
00:54
Economia, negócios e atualizações exclusivas no seu WhatsApp!
🗣️ E você, vai ficar por fora das principais notícias sobre economia e o mundo dos negócios? 👉 Acompanhe nosso canal pelo link: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb5LGT230LKL9sE1OA15 #negocios #economia #varejo #noticias #empreender #whatsapp
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:59
ChatGPT lança botão de compra e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🛍️ Vale a pena investir em um monoproduto? 💡 OpenAI lança botão de compra e promete revolucionar o varejo 🚀 A estratégia da Labotrat para crescer até 100% até 2026 👗 Envelhecimento da população faz o varejo de moda repensar suas estratégias 📘 Glossário do Empreendedor: o que é uma Trading Company? Acesse essas e outras notícias completas no site: dcomercio.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
04:07
Amazon reinventa o varejo, reforma tributária e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🍕 Pizzarias investem em drive-thru para cortar custos e agilizar o atendimento ✈️ O que motiva brasileiros a migrarem para os EUA? 🛒 Amazon reinventa o varejo 🏍️ Restaurantes criam pontos de apoio para motoboys 📊 Reforma tributária vem aí: sua empresa está preparada para as mudanças? 👉 Leia essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
04:17
Reestruturação da Rede Dia, mercado de trabalho e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🍹 Crise do metanol faz bares e restaurantes redobrarem cuidados 💸 Salário médio no comércio paulista é de R$ 2.216 👷♂️ Setor produtivo culpa Bolsa Família pela falta de mão de obra 🏢 Carrefour aposta no setor imobiliário para lucrar 🛒 Rede Dia quer ser o "atacadinho da vizinhança" 🚚 Keeta entra na guerra do delivery mirando pequenos negócios Acesse essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:38:01
Marcos Troyjo: Acordo Mercosul-UE deve reduzir dependência brasileira da Ásia
Em palestra na ACSP, economista disse que acordo é oportunidade para o Brasil se reposicionar como protagonista dentro da nova geopolítica
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:24
Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 📊 Pequenos negócios sustentam quase metade da população brasileira 💸 Marketplaces na mira do ICMS 👟 Brecha no mercado de tênis esportivo abre espaço para novas marcas 💬 Everardo Maciel, ex-chefe da Receita Federal, considera equivocadas as reformas dos impostos sobre o consumo e a ampliação da isenção do IR 🧸 De olho nos kidults, Grupo Ri Happy quer crescer ainda mais no setor de brinquedos 🔗 Acesse essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:27
Wishin estreia em shopping, número de lojas cresce em SP e outros destaques do Diário do Comércio
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🛍️ Wishin estreia em shopping 🌐 Com tarifaço de Trump, empresários miram América Central, Caribe e Oriente Médio 🪑 Salim Maluf se consolida como polo do varejo moveleiro 🏙️ São Paulo registra saldo positivo na abertura de lojas 🌸 Como preparar sua loja e vitrine para a primavera Confira essas e outras notícias no site: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:09:15
Ratinho Jr. apresenta gestão no Paraná como possível vitrine para 2026
Na ACSP, governador apresentou dados positivos do seu estado sinalizando que podem ser capitalizados em uma eventual disputa
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:53
Padarias enfrentam escassez de mão de obra, MP 232 e outros destaques do Diário do Comércio.
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🥖 Padarias enfrentam escassez de mão de obra 🤖 Para driblar a falta de funcionários, padarias apostam em robôs inteligentes 📜 Governo tenta ressuscitar pontos da MP 232 🛍️ Lojistas e tradings buscam alternativas ao tarifaço de Trump 💳 Endividamento das famílias pressiona o varejo 👉 Acesse essas e outras matérias no link: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:51
Expansão da Panebras, Tupperware e outros destaques do Diário do Comércio.
Resumo Semanal | Quer ficar bem informado? Confira os principais destaques do Diário do Comércio: 🍞 Panebras quer levar o tradicional pãozinho brasileiro aos Estados Unidos 🧊 Tupperware se reinventa para conquistar o mercado brasileiro 🚚 André Machado, novo CEO da Westwing, aposta em entrega rápida 🤖 Marisa Maiô: cuidados ao usar IA na comunicação da sua empresa 🛍️ Marcel Solimeo compartilha sua trajetória e analisa o futuro do varejo brasileiro 👉 Acesse essas e outras matérias em: https://dcomercio.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:31
Para driblar falta de mão de obra, padarias adotam até robôs para atender clientes
Apelidado de 'Virgulino', equipamento importado da China pela Villa Grano, na Zona Sul da Capital paulista, carrega bandejas e leva pedidos nas mesas Leia mais: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/padaria-contrata-robo-para-contornar-crise-de-mao-de-obra
Ver mais
DC News
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
54:10
Entrevista com Patrícia Cansi, COO Reclame Aqui
Patrícia, COO da Reclame Aqui: “Nosso foco agora é desenvolver produtos de dados" [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. O Reclame Aqui nasceu de uma dor do fundador, Maurício Vargas (que faleceu de covid em 2021) – um voo e um negócio perdidos – e se transformou no que é hoje: uma companhia de tecnologia e desenvolvimento de dados, com 25 anos de fundação, 750 mil empresas cadastradas e uma base de 28 milhões de consumidores. O modelo de negócio não foi bem definido quando pensado, segundo Patrícia Cansi, COO da companhia. "Foi feito para ouvir consumidor, inicialmente, e funcionou meio que como ONG por dez anos", disse em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS, programa da Agência DC NEWS. Mas o jogo virou. "Empresas querem presença na plataforma. E isso é crescente", afirmou. "Nosso foco agora é desenvolver produtos de dados." Leia mais em https://agenciadcnews.com.br/
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
03:00
ESPECIAL: 25 DE MARÇO-160 ANOS. Quem são os trabalhadores da rua?
Como parte do Especial 25 de Março -160 anos, a reportagem da AGÊNCIA DC NEWS, agência de notícias da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) esteve no maior polo de comércio popular da América Latina para captar as impressões e relatos daqueles que vivem a 25 de dentro. Edição Andre Lessa, Kaique Guimarães Martins e Mastrangelo Reino Imagens: Andre Lessa e Mastrangelo Reino Reportagem: Letícia Cassiano e Nathalia Lino Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
42:41
Entrevista com Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional
Ana Cláudia, presidente do CMEC: “Vamos lançar plataforma de benefícios no 6º Liberdade para Empreender” [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. O 6º Liberdade para Empreender, principal evento do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) – ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – será o palco para o lançamento de uma nova plataforma de produtos, serviços e vantagens voltadas às mulheres. Em entrevista ao DC News Talks, o videocast da Agência DC NEWS, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional, adiantou o anúncio. “A gente criou uma plataforma que será anunciada no evento”. Os serviços ficarão disponíveis no site do CMEC.
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
54:43
Entrevista com Eduardo Terra, cofundador do Instituto Retail Think Tank Brasil (IRTT)
Eduardo Terra, IRTT: "Observatório do Varejo chega para ampliar leitura do setor" [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. O varejo brasileiro movimenta R$ 1,3 trilhão e emprega 1,7 milhão de pessoas entre as 300 maiores redes do país (2024), segundo o ranking do Instituto Retail Think Tank (IRTT). O instituto, cofundado por Eduardo Terra – especialista em varejo, consumo e transformação digital, sócio da High Partners, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e conselheiro de grupos como Petz, Boticário e Savegnago – lança agora, em novembro, o Observatório do Varejo Brasileiro, seu segundo estudo. “O estudo deve ampliar a leitura do setor, estratégico para o varejo brasileiro”, disse Terra. A informação foi divulgada durante entrevista no videocast DC NEWS TALKS, um programa da Agência DC NEWS. Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:23:33
Entrevista com Sergio Zimerman, CEO da Petz
Sergio Zimerman, CEO Petz: “Petlove diz que fusão com Cobasi vai aumentar preços. Não tem sentido” [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. Fundada em 2002, a Petz tornou-se companhia de capital aberto em setembro de 2020 (PETZ3). É a maior rede do varejo pet no país, com 262 lojas, mais de 20 mil SKUs e presença em 24 unidades da federação – 64% na região Sudeste, 14% no Sul, 10% no Nordeste, 9% no Centro-Oeste e 2% no Norte. “A loja um deu breakeven em nove meses e depois eu montei a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e foi indo”, disse Sergio Zimerman, fundador e CEO da companhia em entrevista ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS. Pós-pandemia, no entanto, o mercado vem mudando, segundo ele. “O segmento tem crescido mais do que a gente. Nós crescemos em torno de 8% [2024]”, disse Zimerman. O motivo: o avanço dos marketplaces. A solução: fundir Petz com Cobasi. O problema: a Petlove não gostou e reagiu oficialmente. "A Petlove diz que a fusão com a Cobasi vai aumentar preços. Não tem sentido", afirmou o CEO. "A ideia é oposta por uma questão óbvia." Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
56:53
Marcos Troyjo, economista, cientista político, diplomata e ex-presidente do banco do BRICS
Marcos Troyjo: “Brasil precisa se preparar para acordo Mercosul-UE” [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] O Brasil precisa se articular para a implementação do Acordo Mercosul-União Europeia, e o setor empresarial terá de se adaptar rapidamente ao novo ambiente competitivo e regulatório que virá com a possível abertura comercial entre os blocos. A avaliação é do diplomata, economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS, Marcos Troyjo, em entrevista ao DC News Talks, o videocast da Agência DC NEWS. Ele afirma que o empresariado brasileiro não pode encarar o tratado como mera retórica diplomática. “O jogo vai mudar muito quando o acordo sair da gaveta”, disse. Segundo ele, as empresas brasileiras precisam se preparar desde já para competir em escala global. Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:03:15
Entrevista com Erik Momo, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR)
Erik Momo, da ANR, sobre o metanol: “Se o poder público fiscalizasse, estaríamos mais seguros” [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] O último balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo contabilizou, até quarta-feira (15), 33 casos de intoxicação por consumo de bebida adulterada com metanol em todo o estado. O Ministério da Saúde divulgou nota também na quarta-feira: são 148 notificações no país, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação. O estado de São Paulo concentra 60,81% das notificações. Oito óbitos foram registrados. Para o recém-empossado presidente da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), Erik Momo, a solução não é fácil, é simples. “Se o poder público fizesse o que deveria, fiscalizar o que já está regulamentado, conseguiríamos operar com segurança”, afirmou. Momo, que é sócio e CEO da rede paulistana 1900 Pizzeria, usa a seguinte lógica: se o estabelecimento vende bebidas alcoólicas compradas paralelamente, sem procedência, seria possível apurar o que está sendo transacionado com o que está sendo pago em impostos. "A Secretaria [Estadual] da Fazenda [e Planejamento] sabe quem compra e quem vende com nota", disse. "[A empresa] Tem um CNAE [Classificação Nacional das Atividades Econômicas] de bar e não está vendendo bebida alcoólica?" Ele mesmo responde: "Esquisito". Para Momo, o que falta é a cultura da fiscalização. “Se existisse cultura de fiscalização [na Fazenda] como acontece com a Vigilância Sanitária, quem compra sem procedência pensaria duas vezes.” Ao final da reportagem, a Secretaria responde às alegações de Momo. O OUTRO LADO: Em resposta às alegações de Erik Momo, a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento afirmou, em nota, que nas fiscalizações tributárias. Confira a nota completa: “A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo informa que atua de forma permanente e estratégica na fiscalização do cumprimento das obrigações tributárias e na prevenção de fraudes fiscais em todas as etapas da cadeia de comercialização de mercadorias, incluindo bebidas alcoólicas. A atuação fiscal é pautada por critérios técnicos e análises de risco, com base em dados provenientes das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e demais documentos fiscais digitais emitidos por contribuintes paulistas e de outros estados. Essas informações alimentam sistemas de monitoramento e inteligência fiscal que permitem identificar inconsistências, simulações de operações e omissões de receita, direcionando a ação dos auditores fiscais de maneira mais eficiente. Cabe destacar que a Sefaz-SP possui competência legal para fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias, especialmente no que se refere ao recolhimento do ICMS. Já aspectos relacionados à regularidade sanitária, à qualidade dos produtos e às condições de comercialização são de atribuição de outros órgãos públicos, com as quais a Secretaria mantém cooperação em operações conjuntas quando há indícios de irregularidades. Além disso, o Governo de São Paulo mantém força-tarefa intersetorial de enfrentamento à contaminação por metanol e está firmando parceria com entidades dos setores de bebidas e alimentação - incluindo restaurantes, bares, hotéis, eventos e supermercados - para aumentar a segurança sanitária e evitar novos casos.” Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
01:03:15
Entrevista com Paulo Maia, presidente da Abradimex
Paulo Maia, Abradimex: "Medicamentos roubados têm hospitais como destino e colocam pacientes em risco" [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. A denúncia é grave e aponta para um ciclo criminoso que ameaça diretamente a saúde pública nacional, revelando que medicamentos especializados de alto custo, como os utilizados em tratamentos oncológicos e para outras doenças graves, subtraídos em furtos em CDs e em roubos de carga, estão sendo reintroduzidos na cadeia de consumo com um destino surpreendente: os próprios hospitais brasileiros. A afirmação foi feita durante episódio do videocast DC NEWS TALKS, por Paulo Maia, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares (Abradimex) – a entidade representa 16 dos principais players do setor, com 74,2% de market share e 13 mil SKUs. "Medicamentos roubados tem hospitais como destino e colocam pacientes em risco." Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
02:46:06
Seminário Agência DC NEWS e Tendências Consultoria
A Agência DC NEWS, com apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Conselho do Varejo, em parceria com a Tendências Consultoria, realiza o seminário: Entre o Bolso e a Emoção: Os Desafios do Varejo em Conquistar o Consumidor. O evento, que se inicia às 10h00 desta terça-feira, é uma verdadeira chave para entender os novos hábitos de clientes e consumidores para varejistas e empreendedores de todos os segmentos e tamanhos. Ele será conduzido por três dos maiores especialistas no assunto: - Estela Brunhara Diretora de Consumer Behavior & Brand Strategy na FutureBrand. A FutureBrand é das maiores consultorias globais em estudos do consumidor. Faz parte do Interpublic Group (IPG) e está presente em mais de 20 países. - Silvio Campos Neto Sócio daTendências Consultoria. Com mais de 25 anos de atuação e 2.000 projetos realizados para 1.500 clientes, a Tendências é das maiores consultorias de economia do país. Tem entre seus fundadores e sócios Maílson da Nóbrega e Gustavo Loyola. - Ricardo Meirelles de Faria Economista e professor do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Além da FGV-SP, é economista-chefe da Linus Galena Consultoria Econômica. É o criador e coordenador do ITC (Índice de Tendências de Consumo), indicador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
11:47
Entrevista com Cláudio Felisoni de Ângelo, presidente do Ibevar
Felisoni, presidente do Ibevar: “Na crise, a diferença para o varejista é o que ele faz no back office” [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] Em um contexto de inflação acima do teto da meta (5,23%) e Selic em 15% ao ano, o varejo é um dos segmentos mais afetados pelas adversidades macroeconômicas. Nesse quadro, o melhor caminho para os varejistas é olhar para dentro da empresa, analisou o professor da FIA e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Cláudio Felisoni de Angelo, em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS. “Na crise, a diferença para o varejista é o que ele faz no back office”, afirmou o especialista. “Não encostando a barriga no balcão e olhando para fora.” Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
42:00
Entrevista com Paulo Cesar de Azevedo Antunes, diretor-geral da Fogo de Chão Brasil
Antunes, Fogo de Chão: "IPO aguarda janela de mercado. Planos de expansão seguem, são agressivos e incluem Brasil" [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. A churrascaria Fogo de Chão, com 46 anos de história, que nasceu no Rio Grande do Sul (Porto Alegre), continua a se expandir globalmente e tem no horizonte a possibilidade de uma nova oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). "O IPO está no nosso radar e temos planos agressivos de expansão no Brasil e fora do país", afirmou Paulo Cesar de Azevedo Antunes, diretor-geral da empresa no país em entrevista ao DC NEWS TALKS. Antunes foi CEO do Fasano por oito anos antes de chegar ao posto atual. A Fogo de Chão já teve uma passagem pela bolsa de valores Nasdaq (2015), mas encerrou o capital três anos depois, em um movimento estratégico para ser adquirida. "A companhia aguarda agora uma janela de mercado." A história do controle da Fogo de Chão é marcada por fundos de investimentos, depois de sair das mãos dos seus fundadores: a GP Investments foi a primeira a comprar uma participação majoritária em 2006, antes de vendê-la ao fundo americano Thomas H. Lee Partners. Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
40:46
Entrevista com Claudia Valerio, diretora de Expansão e Operações Óticas Diniz
Claudia, Óticas Diniz: "Soluções estavam dentro de casa. Diniz Slim é exemplo. Foco em pequenas cidades" [AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] Fundada em 1992 como um negócio familiar em São Luís do Maranhão, as Óticas Diniz se tornaram uma das maiores redes de franquias do Brasil, segundo o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com mais de mil unidades em mais de 400 municípios. Claudia Valerio, diretora de Expansão e Operações da marca, falou ao videocast DC NEWS TALKS, da Agência DC NEWS, sobre os novos modelos de negócios adotados para a companhia expandir de forma estratégica. "Em 2025, estamos buscando chegar à cidades pequenas com um conceito de loja menor, o Diniz Slim". A executiva disse que um exercício foi fundamental para descobrir novos caminhos. "Olhamos para dentro e encontramos oportunidades", afirmou. Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
59:28
Entrevista com Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Ecosystem
Wajnztok, da Gouvêa Ecosystem: "Três demandas evitam revés no varejo – tecnologia, finanças e olhar de mercado" [AGÊNCIA DC NEWS]. A Gouvêa Ecosystem (37 anos de fundação) é um dos principais grupos de consultoria e inovação em varejo do Brasil, com presença nacional e internacional, e atuação em diferentes verticais voltadas ao varejo, da inteligência de mercado a experiências de marca. Já trabalhou para mais de 4 mil companhias e tem cases ao lado de players como Jequiti, iFood, Boticário, Bayer, entre outros. Baseada em dados e análises, a empresa apoia clientes na busca de soluções estratégicas para desafios que chegam à mesa. Com passagens por gigantes como o Walmart, Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Ecosystem, resumiu no videocast DC NEWS TALKS o que considera o tripé que deve guiar qualquer varejista, do pequeno ao grande. “São três as principais demandas ao varejo hoje. Tecnologia, gestão financeira e olhar de mercado", afirmou. "Se focar nesses três, acho difícil ter revés." Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
48:16
Entrevista com Vinicius Pessin, cofundador e CEO da Eu Entrego
Pessin, CEO da Eu Entrego: "Devemos faturar R$ 100 mi neste ano. Serviço chega até ao AM, de barco" [AGÊNCIA DC NEWS]. Depois de chegar a uma taxa de 600% de crescimento durante a pandemia, impulsionada pela necessidade de mais entregadores nas ruas, e manter a taxa entre 50% e 60% anuais a partir de 2022, a startup de logística Eu Entrego se vê relevante no mercado. "A companhia deve ultrapassar a barreira dos R$ 100 milhões de faturamento neste ao, o que, de certa forma, nos tira do clube das startups”, disse Vinicius Pessin, cofundador e CEO da Eu Entrego, em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS. A companhia está hoje em 400 cidades e cobre todos os estados brasileiros. Há alguns fatores que explicam a ascensão: prospecção de clientes gigantes do varejo é um deles. Atenção com os “CEPs esquecidos”, onde as empresas tradicionais não chegam, é outro – uma dor social que levou a empresa a olhar para isso como oportunidade de negócio. "Hoje já fazemos entregas em comunidades e também chegamos via barco no Amazonas." Leia mais em www.agenciadcnews.com.br
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
04:25
Prêmio Comércio Histórico: Castelões
Ainda que nascida sob a tutela da cultura italiana, a pizzaria Castelões de 101 anos, não poderia ser mais brasileira. Fundada em 1924, a casa se consolidou como referência nacional, unindo pizza, futebol e boteco. Fabio Donato, da terceira geração da família, comanda a operação e promove neste ano a primeira grande reforma do prédio. Ele planeja ampliar o cardápio com pratos de cozinha quente sazonal, mas admite que as mudanças seguem seu ritmo: “Tudo pra mim tem um tempo de maturação. É mais demorado pra fazer, tudo dá problema. Eu acho que isso tem um pouco de perfil também, da minha personalidade.” A pizzaria Castelões é uma das premiadas da primeira edição do prêmio Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo, criado pela Associação Comercial de São Paulo e sua agência de notícias, a DC NEWS. Leia mais: https://comerciohistorico.com.br/
Ver mais
bottom of page