Pelo futuro do Brasil: CMEC une forças pela liberdade de empreender e superação da polarização no país
Mais liberdade para empreender, segurança para produzir e participação efetiva das mulheres nas decisões que definem os rumos do país. Essas são algumas das bandeiras defendidas pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), que demonstrou seu apoio à Rede Pauta Brasil, liderada pela CACB (Confederação das

Associações Comerciais e Empresariais do Brasil). A carta aberta aos brasileiros divulgada, nesta terça-feira (6), propõe superar a polarização e defende um governo voltado “para todos” para construir um pacto em torno do trabalho, da liberdade e do respeito às instituições.
Para Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC, o ponto de partida é pensar no país que será deixado para as próximas gerações. “Que país a gente quer deixar para as próximas gerações? Um país onde quem trabalha e empreende tenha liberdade, segurança e oportunidade. É essa a proposta do Manifesto ao Brasil, lançado pela Associação Comercial de São Paulo, com representantes do setor produtivo de todo o Brasil”, afirma.
O empreendedorismo ocupa lugar central no manifesto. O texto defende que trabalhadores, pequenos comerciantes, produtores rurais, profissionais liberais e empreendedores são os responsáveis pela geração de riqueza e precisam encontrar um ambiente menos marcado por burocracia e obstáculos para produzir.
Os números ajudam a dimensionar a importância desse debate. Segundo o Sebrae, o Brasil tinha 24,1 milhões de pequenos negócios com CNPJ ativo no segundo trimestre de 2026. Em 2025, as micro e pequenas empresas responderam por 80,5% do saldo de empregos formais.
Dentro dessa discussão, o CMEC chama atenção para a necessidade de ampliar também o espaço das mulheres nas decisões políticas e econômicas. A partir de 2027, Câmara dos Deputados e Senado terão as maiores bancadas femininas da história.
“Como presidente do CMEC, eu acompanho diariamente a força das mulheres que empreendem, geram empregos e fazem a economia acontecer. Agora, em 2027, teremos mais mulheres no Congresso. Quero vê-las também com voz e poder de decisão. Com a caneta na mão!”, destaca Ana Cláudia. “Quem produz precisa ter espaço para crescer. E o Brasil precisa voltar a ser um país onde vale a pena empreender”, conclui a presidente do CMEC.
Assine o manifesto e faça parte desse movimento: https://redepautabrasil.com.br




Comentários