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Mulheres lideram o empreendedorismo no Brasil

Por Ana Claudia Badra Cotait


O principal estudo global sobre empreendedorismo, o relatório GEM 2024 – Global Entrepreneurship Monitor, trouxe informações importantes sobre o avanço do empreendedorismo feminino no Brasil. Realizado há 24 anos em mais de 110 países e conduzido por aqui pelo Sebrae e pela Anegepe - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas o estudo destacou uma mudança signi



ficativa no perfil das empreendedoras brasileiras e sinalizou um futuro mais inclusivo.

Em 2023, pela primeira vez, as mulheres passaram a representar a maioria entre os empreendedores potenciais no país. Entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de abrir um negócio até 2026, 54,6% são mulheres, superando os homens, que detinham 55% dessa intenção em 2022. Hoje, cerca de 10 milhões de mulheres estão à frente de seus próprios negócios correspondendo a 46% do total de empreendedores no país.

Este avanço é estimulado pela diversidade, pois  49,8% das empreendedoras se declara negra e a maioria está na faixa entre 30 e 39 anos. Em termos de escolaridade, 41,3% das empreendedoras têm o ensino médio completo, e 20,5% concluíram o ensino fundamental. Em relação aos setores de atuação, 55,9% das mulheres empreendem no setor de serviços e 25,4% no comércio.

Apesar desses progressos, o acesso restrito ao crédito ainda limita o crescimento dos negócios liderados por mulheres e a sobrecarga com responsabilidades domésticas  ainda afeta 75% das empreendedoras, em comparação com 55% dos homens, destacando a desigualdade no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Para transformar essa realidade, organizações como o CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, vinculado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), à FACESP e à CACB, fornecem capacitação, mentorias, cursos, promovem eventos e dão apoio para as mulheres que estão à frente do próprio negócio.

Hoje, o CMEC está presente em 26 estados e no Distrito Federal por meio de mais de 900 Conselhos, consolidando seu papel como uma rede sólida de suporte às empreendedoras em todo o país, incentivando o networking e a troca de experiências e contribuindo para romper as barreiras estruturais e sociais que ainda limitam o avanço das mulheres no mundo dos negócios.

O Decreto nº 11.994, de abril de 2024, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Estratégia Elas Empreendem, sinaliza um avanço importante nas políticas públicas voltadas à inclusão das mulheres na economia. Para que esse movimento cresça é fundamental ter mais ações concretas e instituições como o CMEC para fortalecer as redes de apoio e criar iniciativas que promovam a igualdade dando mais visibilidade ao empreendedorismo feminino e transformando intenções em resultados efetivos.


 
 
 

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