top of page
Buscar

20 anos do Impostômetro e lançamento do Gasto Brasil



No dia 23 de abril a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, no Pateo do Collegio, no centro de São Paulo, a cerimônia em comemoração aos 20 anos do Impostômetro, painel instalado no prédio da entidade que registra, em tempo real, o valor pago em tributos pela população brasileira aos governos federal, estadual e municipal.

Durante o evento foi apresentado um estudo abordando as últimas duas décadas tributárias do Brasil e inaugurado o Gasto Brasil, uma ferramenta de transparência que permite acompanhar o ritmo dos gastos públicos da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Lançado em 20 de abril de 2005, o Impostômetro, fica instalado no prédio da ACSP na Rua Boa Vista, 51, no centro histórico da capital paulista, e tem a sua história ligada à de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que, em 1792, rebelou-se contra a cobrança do quinto, imposto de 20% sobre todo o ouro produzido no Brasil, e a prática da Derrama.

Hoje, o Impostômetro é referência em informação e na conscientização do contribuinte brasileiro sobre a carga dos impostos no cotidiano das famílias brasileiras. No ano passado, foram pagos R$ 3,6 trilhões em tributos, marca inédita na história do Impostômetro.

No evento a ACSP, em parceria com a CACB, apresentou o Gasto Brasil uma plataforma de transparência que permitirá à sociedade acompanhar, em tempo real, os gastos públicos da União, segmentados por estados, Distrito Federal e municípios.

O Gasto Brasil, que serve como uma complementação ao Impostômetro, tem a missão de monitorar os gastos governamentais e lembrar aos gestores públicos que devem zelar pelo valor arrecadado com os  impostos.

O Gasto Brasil reforça a necessidade de monitorar o uso dos recursos financeiros pelos agentes públicos para que se possa conhecer não somente o valor total, mas também sua distribuição entre os entes federativos.

Com o Gasto Brasil, empresários, trabalhadores, consumidores, investidores e cidadãos tem à disposição uma ferramenta que permite acompanhar o quanto e como se gasta, gerando nos brasileiros a consciência de cobrar uma gestão responsável e qualificada do uso do dinheiro público.

“O Gasto Brasil é importante para a conscientização da economia feminina, para que a mulher que é empresária, que está na labuta e presta serviço possa saber para onde está indo esse dinheiro”, declara Ana Claudia Badra Cotai, Presidente do CMEC, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, órgão da ACSP, CACB e FACESP que esteve no evento apoiando o lançamento dessa ferramenta que leva à população mais dados sobre como o dinheiro arrecadado com os impostos está sendo gasto em todo o país.

 
 
 

留言


Escritório CMEC -
São Paulo

Rua Boa Vista, 51 - 8º andar - Centro
São Paulo - SP - CEP 01014-911

(11) 3180-3737
contato@cmecmulher.com.br

  • Youtube
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
Cópia de Save the date liberdade convite (Post para Instagram).png

Associe - se

bottom of page